Restaurante Taormina, uma experiência Siciliana em SP

Neste artigo vou fazer uma critica sobre um outro restaurante onde comer “Italiano” em SP, ou melhor, onde comer “Siciliano”, o restaurante Taormina!
Quase todo mundo já ouviu falar, pelo menos uma vez na vida, da Sicília, aquela maravilhosa ilha italiana, que a máfia e filmes como o Poderoso Chefão fizeram famosa.
E as pessoas que tiveram a sorte de conhecer aquela ilha, com certeza não esqueceram a comida típica daquela região da Itália.

Atenção, este é um dos poucos restaurantes que estão abertos só no horário de almoço.

A proposta deles é muito interessante: fazer uma comida boa, legítima, servida rapidamente (para o pessoal que trabalha) e manter o preço razoável. Parabéns, objetivo atingido!

O restaurante funciona assim: o menu é fechado, tem uma entrada, um prato principal, uma sobremesa, e café no final. Mas a coisa boa é que todos os dias é possível escolher entre 3 entradas e 5 ou 6 pratos principais. Alguns desses pratos variam a cada dia, já os mais tradicionais estão disponíveis todos os dias e são esses que merecem uma avaliação. Uma coisa é comum entre estes pratos tradicionais: o melhor molho tomate de São Paulo!
Com um molho assim, cozinhar um bom macarrão, é moleza 🙂

Detalhes sobre a comida do restaurante Taormina

Há muitas coisas típicas da Sicília conhecidas mundialmente: granita, brioche, queijo… mas a mais famosa é sem duvida o “Cannoli”. E desta vez, por isso, acho certo começar com a sobremesa.

O “Cannoli”

Cannoli é um doce típico da Sicília, um canudinho de massa frita recheado com um creme de ricota e frutas cristalizadas, item indispensável em qualquer roteiro pela ilha italiana. Graças ao Taormina, é possível experimentar aqui em SP essa delícia siciliana.

Restaurante Taormina - Cannoli Siciliani
Restaurante Taormina – Cannoli Siciliani

 

O restaurante segue a receita original e o principio básico de colocar o creme do recheio só alguns instantes antes de servir, assim a massa se mantém crocante como deve ser! Este doce chega de um modo todo especial para fechar com chave de ouro o almoço no Taormina, já vamos contar mais sobre esse capricho…

Berinjela parmegiana ou enrolada

Agora voltemos a ordem correta: as entradas. É bom lembrar que a berinjela é um dos legumes mais usados na comida italiana e ainda mais na comida siciliana. Aqui a inspiração de berinjela vem servida com o molho tomate da casa e queijo parmesão ralado em lascas generosas, cobrindo um enroladinho de berinjela condimentada com azeitona, uva passa e muito azeite de oliva, ou uma fatia pequena de berinjela, levemente gratinada com ainda mais queijo parmesão. Experimente e terá uma ideia do que reserva o prato principal.

Restaurante Taormina - Berinjela
Restaurante Taormina – Berinjela

 

Outra opção de entrada: batatas com ragu.

Confiem, é deliciosa também, ainda que não esteja á altura da berinjela. O molho de tomate deles sempre vale a pena experimentar. E o ragú é exatamente isso, um molho bolonhesa (com pouca carne neste caso) por cima das batatas temperadas com um pouco de salsinha.

Restaurante Taormina - Batatas com ragu
Restaurante Taormina – Batatas com ragu

 

Os mafiosos!

Este é o melhor prato que eu provei no restaurante! É perfeito. O molho de tomate com berinjela e queijo de cabra por cima, com folhas de manjericão fresco… pode parecer leve, mas não subestime estes sabores, é uma combinação perfeita! Olha só.

Restaurante Taormina - Mafiosos
Restaurante Taormina – Mafiosos

 

Os fusilli

Na verdade, não achei o máximo esta massa tradicional, não achei o máximo… talvez porque quando provei não estava bem “al dente”… mas enfim, com aquele molho de tomate e linguiça calabresa em pequenas fatias, até papelão teria ficado bom…

Restaurante Taormina - Fusilli
Restaurante Taormina – Fusilli

 

Vale lembrar que uma vez escolhida sua massa, os garços simpaticamente caracterizados, virão até sua mesa para gentilmente te protegerem de todo molho de tomate mais radical, que possa atentar contra a sua roupa… Sim, eles colocam um babador verde ou vermelho em todos clientes… Mais um dos vários detalhes que fazem do Taormina um passeio charmoso e engraçado!
As frutas

Antes de encerrar os trabalhos, rapidamente após levarem o seu prato, o ágil garçom traz uma pequena porção de frutas, uma opção leve e simples antes do café.

O caffè

Isso, quero escrever “caffè” assim, em italiano, porque o que eles servem é o mais típico cafè que pode-se achar na Itália, o café na moka!

Restaurante Taormina - Café na moka com Cannoli
Restaurante Taormina – Café na moka com Cannoli

 

É isso aí, o café mais tradicional da Itália, acompanhado com os doces mais tradicionais da Sicília, o cannoli (aqui em versão mini 🙂 ) Um charme para finalizar esse menu!

O ambiente

Ambiente muito bacana, super decorado, muitas coisas da Sicília mesmo. Nas paredes estão penduradas copias de artigos da veja ou de outros críticos que elogiam o restaurante (confio que daqui a pouco a minha vai estar também 🙂 ).
A coisa mais legal: uma barraquinha de feira, reproduzindo exatamente os produtos tipicamente sicilianos, como: pomodori, zucchine, melanzane e limoncello!

Preços

Os preços do almoço varia entre R$ 42 e R$ 46 por pessoa, mais as bebidas.

Resumindo

  • peça um prato de berinjela como entrada;
  • prove os mafiosos, ou os fusilli, aquele molho não vai te decepcionar;
  • curta o ambiente siciliano e aproveite o momento do café servido na moka com os mini cannoli;
  • se tiver gostado, peça um cannoli de tamanho normal pra levar pra casa… mas importante, coma em poucas horas, enquanto esta crocante 😉

Endereço e contatos

O restaurante não tem um site, apenas uma pagina no Facebook. Fica no Jardim Paulista, o endereço é o seguente:

Alameda Itu, 251 – Jardim Paulista.
Telefone: (11) 3253-6276

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *