Bar Pinguim – Ribeirão Preto

Esta no momento de falar do bar mais famoso de Ribeirão Preto e com certeza um dos mais conhecidos de todo o interior de São Paulo: o Bar Pinguim de Ribeirão Preto!

Bar Pinguim de Ribeirão Preto
Bar Pinguim de Ribeirão Preto

 

Vamos também inaugurar a sessão de artigos sobre bares e restaurantes fora da cidade de São Paulo.

Este bar é tão famoso que mesmo nos guias turísticos de Ribeirão Preto, e em qualquer outra página na internet sobre a linda cidade de Ribeirão, está escrito que visitar Ribeirão “sem visitar a choperia do Pinguim”, é como ir a Roma e não visitar o Papa. E este ditado é bem conhecido também entre os Paulistanos… todos os que conhecem Ribeirão, já foram tomar vários chopps no Bar Pinguim!

E para ter uma ideia mais completa de quanto este lugar é conhecido, é bom lembrar que não são muitos os bares que tem uma página na wikipedia… e este tem! Choperia Pinguim.

É isso mesmo, o chopp é o motivo principal pelo qual o Bar Pinguim é conhecido e famoso. O que tem de particular naquele chopp? Na verdade há algumas lendas e ditados que tornaram esse chopp único. Dizem que pela proximidade da antiga fábrica da Antártica, o chopp assim que produzido era entregue para o Pinguim por meio de um “chopeduto” subterrâneo… outros ditados falam que a Antártica produz uma linha de chopp só pra eles, e que por isso é encontrado apenas no Pinguim. A verdade, é que eles servem chopp da Antártica como se fosse um ritual, com o cuidado reservado a um bom vinho. E tem uma montanha de gelo em cima da chopeira, que ele trocam constantemente e mantem a chopeira mais gelada do brasil 🙂

Bar do Pinguim - Chopp gelado
Bar do Pinguim – Chopp gelado

 

Bar do Pinguim - Choppeira
Bar do Pinguim – Choppeira

 

E sim, talvez por todo isso, muitas pessoas consideram este o melhor chopp do Brasil. E eu não posso discordar.

Mas neste blog, nós falamos de comida… ou pelo menos este é o foco… e já que somos apaixonados por comer bem e experimentar boa comida em qualquer lugar, a gente não poderia ter deixado de provar alguns dos pratos que o bar oferece (para curtir melhor os vários copos de chopp 🙂 )

Comer no Bar Pinguim

Este lugar, além do chopp, é famoso também pela qualidade das suas entradas e das porções. E como na maioria dos bares de São Paulo, tudo isso serve para acompanhar e muito bem os chopps 🙂

Ecco! As entrada que experimentamos

Carne seca

Esta é a nossa porção de carne seca… ou melhor… o que sobrou dela quando lembrei de tirar uma foto.

Pinguim - Carne Seca
Pinguim – Carne Seca

 

Eu sei que o focus desta foto não esta mesmo na carne seca, mas quis mostrar também o acompanhamento e a apresentação… eu sempre quero comer carne com pão, acho o melhor acompanhamento para carnes 🙂

É provavelmente a entrada mais tradicional neste bar. Nós pedimos para acrescentar mandioca e foi uma boa escolha. O sabor da carne seca estava bom, mas não achamos nada demais. Sei que gosto é pessoal, mas eu a minha namorada gostamos mais quando fica um pouco mais adocicada, desfiada e com um pouco de cebola… eu achei salgada demais… mas não estava ruim.

Costelas de porco defumadas

Prato muito bom e saboroso. Vem bem servido, acompanhado com mandioca. Talvez as costelinhas estavam um pouco secas para o meu gosto, talvez cozidas de mais, mas comeria de novo.

Pratos principais

Na verdade achamos poucas dicas de pessoas sobre os pratos principais, e isso está certo, a maioria vai para curtir um happy hour, ou simplesmente umas cervejas, mas, eu estava com fome, e quando vi no cardápio deles a Pizza!, não tive outra opção, tive que pedir! E foi a melhor surpresa!

Pizza

A pizza deles é sensacional. Melhor do que em muitas pizzarias de SP capital. A massa deles é fina, saborosa e crocante. Mas é o recheio que eu achei o máximo. Nós escolhemos 2 sabores, meia atum e meia alho e parmesão.
A coisa que me conquistou foi que eles colocaram a exata quantidade de queijo! Quantas vezes comi pizza tão cheia de queijo que nem dava pra sentir o sabor da massa (e de parte do recheio). Eles capricharam com a qualidade dos ingredientes, e colocaram uma quantidade de queijo suficiente por cima. Umas das pizzas mais italiana que já comi fora da Itália.

Ambiente

O ambiente é um dos mais agradáveis que eu já vi… isso sem contar a parte de fora, onde fica esse bar. Ele fica exatamente no centro de Ribeirão Preto, numa praça muito bonita que se chama …. E na mesma praça fica também o Teatro Municipal de Ribeirão, teatro famoso que fica num dos prédio mais bonitos da cidade. Bom, de dia este lugar é lindo, mas a noite, com a iluminação fica ainda mais especial.

Bar Pinguim
Bar Pinguim

 

Teatro Municipal Ribeirão (logo a direita do Pinguim)
Teatro Municipal Ribeirão (logo a direita do Pinguim)

 

E se o ambiente externo é tão legal, o interno não fica atrás… talvez seja ainda melhor. Todo o ambiente é de estilo antigo, lembra uma antiga estação de trem ou de ônibus, mas muito bem cuidado, luminoso e agradável. E dentro as pessoas, talvez efeito dos chopps, ficam muitos animadas e tem o tempo todo um barulho alegre de pessoas curtindo a noite neste bar. Não tem música tocando, mas não senti falta, ainda que eu acho que com um pouco de música o lugar poderia ficar ainda melhor.

Da pra perceber que o lugar, ainda que frequentado pelo pessoal de Ribeirão, é também muito turístico. Muitas pessoas gostam… e aproveitam a chance para tirar foto com o dono:

Dono do Bar Pinguim
Dono do Bar Pinguim

 

Preços

Os preços, talvez por a fama do lugar, achei um pouco acima da media… Na media as porções estão em torno de RS 50 que também aqui em São Paulo seria considerado um valor caro. O valor da pizza em torno de R$ 50, achei honesto por a qualidade.

Já o protagonista, o chopp, fica em torno R$ 7.

Endereço e Contatos

Hoje temos 4 unidade da famosa choperia do Pinguim.

Bar Pinguim Centro
Rua General Osório, 389 – Centro – Ribeirão Preto
Tel: (16) 3610-8258
Esta é unidade mais antiga e fica bem no centro de Ribeirão Preto.

Bar Pinguim Ribeirão Shopping
Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Ribeirão Preto – Loja 29
Tel: (16) 3623-0159

Bar Pinguim Santa Úrsula Shopping
Rua São Jose, 933 Lojas 22,23,24,25 – Centro – Ribeirão Preto
CEP 14010-160
Tel: (16)3625-1226

E para quem estiver mais perto do Minas Gerais…
Bar Pinguim Belo Horizonte
Rua Grão Mogol, 157, Carmo Sion – Belo Horizonte
Tel: (31) 3282-2007.
Outros contatos es informaçoes podem ser encontrada no site www.pinguimochopp.com.br

Dicas

Vou dar 3 dicas para as pessoas que querem curtir um happy hour ou uma noite no Bar Pinguim:

  1. Antes de ir pra este bar, considere que a noite, é bem provável que esteja lotado… nos finais de semana, é constantemente lotado. Então cheguem cedo se puder, ou terão que ficar um pouco na espera.
  2. “Não deixe de experimentar a pizza”! Escolha seu sabor favorito, mas experimente, garanto que não vai se arrepender.
  3. A MAIS IMPORTANTE: vá de taxi (ou com um motorista abstêmio), porque não dá para se segurar com todo aquele chopp gelado numa cidade tao quente!

Comments: 5

  1. João Marcelo Vieira says:

    Boa tarde, meu nome é João Marcelo e moro no Rio Grande do Sul e gostaria de comprar uma camiseta com a logo marca do Pinguim, poderia me enviar contato.

    Agradecido

    João Marcelo

  2. Jose geronimo Barbosa says:

    Já frequentei muito este bar tudo muito bom maravilhas

  3. Mario Fernandes says:

    Tem como comprar por internet a caneca do Pinguim?

  4. Thiago Prado says:

    Me chamo Thiago e gostaria de comprar uma caneca de chopp com o logo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *