Osteria Generale

A Osteria Generale é um dos restaurantes italianos mais tradicionais e conhecidos de São Paulo.

É um restaurante italiano clássico, decorado como muita gente imagina: mesa com toalha xadrez nas cores verde e vermelho lembrando a bandeira da Itália, e até as fotos de lugares italianos super conhecidos nas paredes… pela descrição do ambiente pode parecer meio cliché, um pouco forçado, mas quando você entra, entende que não é uma recriação bastante original para turistas (ou italianos paulistanos que querem experimentar um pedaço de Itália do jeito que eles acham que seja), mas no Osteria Generale tem de verdade uma atmosfera italiana, e não apenas com a comida…

A conversa simpática mais barulhenta do aglomerado de engravatados e um empurra empurra educado na espera por uma mesa é cena típica na hora do almoço, principalmente as sextas-feiras, o lugar é opção de grupos grandes de trabalho, comemoração de aniversario, gente que vem de fora de São Paulo… um clima muito animado e frenético, garçons super experientes dão conta de acomodar rapidamente os clientes e estão sempre atentos aos sinais de “queremos pedir” “faltou alguma coisa” “fecha a conta!” come-se animadamente bem!

Esta não é a cena do jantar, ainda que bem movimentado a calma da noite nada tem da correria do almoço, é possível observar bem todas as camisas de times que decoram criativamente o teto do restaurante, repassar o menu com calma, conversar com os mesmo experientes, e bem mais tranquilos, garçons… nessa hora o ambiente fica mais familiar e acolhedor, recebendo turistas dos hotéis da região, casais e famílias que conhecem este recanto da cozinha ítalo-paulistana!

Osteria Generale
Osteria Generale

 

Vamos então falar sobre este último tópico, a comida, que é o foco do nosso blog.

Tenho que admitir que neste restaurante provei poucos pratos… na verdade apenas um: spaghetti carbonara. O problema é que foi tão gostoso que não consigo pensar em trocar e provar outros pratos. E agora virou tradição: quando quero uma boa carbonara vou a Osteria Generale… ou vice versa, quando estou na Osteria Generale quero sempre a carbonara 🙂

Mas vamos começar com as entradas.

A entrada da Osteria Generale

Uma das coisas que mais gosto é que neste restaurante servem uma entradinha muito gostosa, a bruschetta de alho. E se você estiver com a “sorte” de ter que ficar numa fila de espera para sentar, esta entradinha fica de graça! Hehhe na verdade, as vezes ganhei ainda sem estar na espera, mas ainda que não fosse de graça eu pediria com certeza.

Osteria Generale - Bruschetta
Osteria Generale – Bruschetta

 

A bruschetta é aquele pão italiano torrado com alho que falo também em outros post, e que aqui é impecável.

Carbonara

Este prato, como já falei, virou o principal motivo da visita ao restaurante. Para quem não conhece o que é uma carbonara, vou explicar rapidinho:

Carbonara é um típico molho italiano feito para comer com spaghetti (na verdade ninguém veta de comer com outros tipos de macarrão, mas acreditem, com spaghetti combina perfeitamente). A receita original do molho carbonara é bem simples: bacon, queijo de ovelha Pecorino, queijo Parmesão, pimenta do reino e ovo cru. A ideia é essa mesmo, quebrar um ovo em cima do macarrão uma vez que foi já temperado com todos os outros ingredientes. Infelizmente aqui no Brasil é bem difícil achar um macarrão carbonara de verdade, com ovo cru mesmo… por normas higiênicas e tutela a saúde publica é proibido servir ovo cru, então muitos lugares cozinham um pouco e acrescentam creme de leite para o prato ficar mais “úmido”.

Na Osteria Generale, não fazem nada disso… ou melhor, o ovo é meio cozido, mas não é acrescentado nada de creme de leite. Eles mantiveram uma receita próxima da original, e acrescentaram um pouco de salsinha, o que pessoalmente acho muito agradável.

Osteria Generale - Spaghetti Carbonara
Osteria Generale – Spaghetti Carbonara

 

E agora imaginem este prato de spaghetti ao molho carbonara, com queijo ralado por cima! Da água na boca.

Outro detalhe não menos importante que gosto também é que eles usam massa de trigo duro, e assim o macarrão fica al dente… Bom, para ter certeza disso, eu sempre aviso o garçom para que não se esqueça que o meu macarrão tem que ser al dente! E o resultado é perfeito, sempre muito gostoso.

Se tem uma coisa que eles poderiam melhorar é o queijo ralado… é um bom queijo, mas com certeza não é verdadeiro queijo parmesão, nem queijo Grana.

Outro prato

Como já falei, não consegui provar outras coisas aqui, mas sempre ouvi falar muito bem da Parmegiana deles. A lenda fala que é uma das melhores de São Paulo, uma das mais conhecidas, mas com um macarrão tão bom, eu da bom italiano, ainda não consegui experimentar outra coisa hehehe

Mas para o que eu vi, a cara estava muito boa mesmo.

Como colaboradora dos textos do Come São Paulo e parceira oficial de comilança, eu, Carla, não posso deixar de dar meu próprio testemunho sobre este famoso filé a parmegiana.
É ele que me tenta todas as muitas vezes que com o pessoal do trabalho vamos almoçar no Generale, entre a faminta legião do pessoal de escritório que disputa uma mesa neste restaurante, o filé é sem duvida presença garantida em 8 de cada 10 mesas.

Filé de carne numa espessura razoável, empanado e generosamente coberto com queijo mussarela é servido em uma travessa que chega na mesa transbordando molho de tomate, honestamente acompanhado de arroz e fritas, não há quem resista! (Ooops quer dizer tem sim, o Giampiero obcecado por um bom prato de pasta a qualquer momento) A opção é muto bem servida, 3 pessoas comem muito bem e vão sem duvidas voltar para o trabalho com aquela vontade de fazer uma boa siesta antes de pegar no batente novamente…

Preços

O valor de um prato de macarrão fica em torno de R$ 60. O preço é honesto considerando a quantidade. Um prato serve 3 pessoas. Eu a minha namorada, sempre saímos de lá com uma sacola e a marmita com a sobra dificilmente sobrevive por muito tempo, principalmente quando de lá vamos a casa da família dela 🙂

Endereço e contatos

Eles tem duas unidade que ficam nos seguente endereços:

A que eu fui, foi a primeira que fica nos Jardins.
Site: www.generale.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *