Eataly São Paulo

Depois de quase 8 meses da abertura, podemos fazer um resumo sobre uma das maiores novidades do ano passado no panorama gastronômico: o Eataly São Paulo.

No junho desse ano abriu as portas uma das novidade mais esperadas aqui em São Paulo, pelo menos pelos “italianos” como eu! 🙂 E considerando que aqui é onde vive o maior número de italianos fora da Itália, muitas pessoas devem ter achado isso sensacional! Eh, realmente, não foi por a caso que a primeira loja do Eataly na América do sul foi aberta aqui em São Paulo.

Vou fazer uma introdução geral sobre o Eataly no mundo e em São Paulo e depois falarei da parte que mais interessa os leitores dos nossos artigos: a comida!

O nome Eataly nasce da fusão de duas palavras: EAT, comer, e ITALY, Itália. A ideia por trás do Eataly é de reunir todos os alimentos italianos de qualidade sob o mesmo teto, um lugar onde você pode comer, mas também comprar e levar para casa.

O Eataly abriu sua primeira loja em Turim, na Itália em janeiro de 2007. Mas foi o fruto de um planejamento de mais de 3 anos. Desde 2004, Eataly criou e comprou ações de empresas de alimentos e bebidas de alta qualidade e hoje tem ou é parceiro de empresas que produzem ou distribuem alimentos italianos de alta qualidade, incluindo: água, bebidas, vinhos, carnes, queijos, massas, doces.

Existem 29 lojas do Eataly no mundo. Quinze delas estão na Itália, nove delas estão no Japão, duas nos Estados Unidos, uma em Dubai, uma em Istambul e agora, uma em São Paulo.

A loja do Eataly São Paulo tem 13 pontos de alimentação e vende mais de 7000 produtos. Diferente de outros lugares, o Eataly de São Paulo apostou definitivamente nos restaurantes mais que em outros lugares, onde o foco são os produtos.

Comer no Eataly São Paulo

Como já falei existem 13 pontos de alimentação no Eataly de São Paulo, e ainda com a maior boa vontade, não consegui experimentar nem a metade, mas vou falar dos que experimentei porque gostei muito.

A minha primeira experiência foi com os Panes do Eataly, e especificamente com as Focaccia! A focaccia é praticamente um pão feito com a massa de pizza, mas bem mais espessa. Aqui tem uma foto.

Eataly São Paulo
Focaccia Eataly São Paulo

Esta foi a mais gostosa que provei, apenas de mussarela de búfala e manjericão, simples e perfeita combinação de sabores. A massa é crocante na borda e macia no meio, muito gostosa. Além dessa tem muitas opções de recheio, todas ficam visíveis (dependendo da disponibilidade) na bancada dos panes. Esta foi a minha primeira experiência no Eataly São Paulo por causa da fila enorme que tinha nos finais de semana nos outros restaurantes (pelo menos logo após da abertura). Neste a fila é sempre razoável e permite experimentar um tipo de pizza italiana que ainda não é muito conhecida aqui em São Paulo, mas que vale com certeza a pena experimentar.

Além da pizza tem naturalmente muitos tipos de pães italianos. Mas aqui tenho que admitir que em São Paulo não falta pão de boa qualidade, incluindo os “italianos”. Quase que os paulistanos aprenderam a arte de fazer pão da Itália e a melhoraram!

Pizzaria Rosso Pomodoro

Já conhecia a Rosso Pomodoro de outros lugares na Itália, é uma catena bem famosa e a do Eataly São Paulo é de altíssimo nível. Quase todos os “pizzaiolos” são importados diretamente da Itália. Também por isso aqui é realmente possível experimentar a verdadeira pizza italiana, a pizza napoletana e do jeito que é servida na Itália, ou seja uma pizza por pessoa. É isso mesmo, na Itália a pizza é individual e aqui no Eataly não é diferente. E não é que a pizza seja apenas um brotinho, é de um bom tamanho, mas tem na media menos recheio que as pizzas paulistanas e assim todo mundo consegue comer uma pizza sozinho.

Como falei a pizza é napoletana, ou seja com menos recheio que aqui em São Paulo e com uma borda e uma massa que são um pouco mais espessas que nas maioria das pizzarias aqui. E o sabor dessa massa é muito gostoso. Tem um numero limitado de opções, mas pessoalmente achei uma melhor que a outra. Na ordem os meus sabores favoritos são:

  • Ventura: pizza com presunto parma, rúcula e lascas de parmesão, sem duvidas a melhor que experimentei!
  • Salsicciotta: é uma pizza de uma linguiça italiana, tipo uma calabresa moída mas melhor 🙂  , com cogumelos.
  • 4 Queijos: ótimo o queijo gorgonzola e o parmigiano e provolone. Inútil esperar que um dos queijos seja o catupiry, na Itália não existe e pessoalmente ainda acho que não combina com as pizzas (mas essa é apenas a minha opinião pessoal 🙂 )
  • Margherita verace: a verdadeira e mais tradicional pizza napoletana! Tem que experimentar, ainda que quem goste de sabores mais marcantes possa preferir as outras duas acima.

Em seguida algumas imagens:

Pizza Eataly 4 Queijos
4 Queijos

 

Pizza Eataly Margherita Verace Eataly São Paulo
Margherita Verace

 

Pizza Ventura Eataly SP
Pizza Ventura

 

Uma nota negativa do meu ponto de vista é a falta de refrigerantes tradicionais, neste como nos outros pontos de alimentação. Eu normalmente não tomo refrigerantes, mas quando dirijo, ao invés de tomar um chopp, gosto tomar uma coca cola, que também na Itália é um refrigerante que tradicionalmente acompanha a pizza, muito mais que outros refrigerantes nacionais. No Eataly São Paulo são vendidos apenas esses refrigerantes italianos, que vale a pena experimentar, mas acho que pelo menos a opção de um clássico refrigerante a base de cola deveria existir.

Sempre neste restaurante é possível provar algumas típicas massas italianas. Tem um ravióli de mussarela que vem com um molho de tomate rustico que é “perfeito”, simples  e saboroso, não deixe de experimentar.

Infelizmente este restaurante é o que tem a maior fila de espera, 1 hora é muito comum nos jantares nos finais de semana. Por isso aconselho sair muito cedo para jantar neste lugar, ou pedir a mesa logo que entrar no Eataly e aproveitar para conhecer o lugar durante o tempo de espera. Um sistema de SMS avisará quando será pronta a mesa.

Risotteria

Este é a ultima novidade do Eataly São Paulo. A pouco tempo abriu um lugar para degustar risotto! Todos os dias tem novas sugestões do chefe e risottos do dia. Provem o de açafrão com costela desfiada ou um com guanciale! O guanciale (bochecha de porco ou papada) é o ingrediente base de molhos como “carbonara” ou “amatriciana”. Quando não é possível achá-lo, normalmente é substituível por bacon, por ter sabor e consistência parecidos, mas garanto que “guanciale” é muito mais saboroso!

Brace

Este com certeza é o restaurante mais chique do Eataly São Paulo 🙂 Falo isso não por causa do atendimento, que achei sempre muito bom em qualquer restaurante do Eataly, mas por causa do ambiente. Esse restaurante fica no ultimo andar e tem um espaço que é só restaurante, não tem pessoas andando em volta olhando produtos. Tem um lounge onde pode curtir uma entrada e uma boa cerveja se tiver espera, e tem mesas pertos de janelas onde curtir um pouco a vista dessa canto do Itaim. O cardápio é variado, tem massas, carnes, peixes. A gente provou dois tipos de massa (paccheri com gorgonzola e tagliatelle verdi com um ragu de carne) e foram super aprovadas! Só uma dica: se poder vai lá no almoço, de dia o ambiente com as mesas de madeira e as grandes janelas de vidro fica ainda mais agradável!

Nutella

O foco são as crepes com nutella, não tem como ficar ruim esse negocio 🙂 Vai e experimente, talvez se estiver com fome em quanto aguarda uma mesa, podem dividir um crepe e a espera ficará sem duvidas mais agradável 🙂

Café

Aqui além do café e chocolates italianos, é possível tomar um cappuccino com brioche (croissant) igual ao que a gente toma na Itália!

Sorvete

Aqui também é possível experimentar uma sorveteria italiana. Se bem que em São Paulo agora estejam aparecendo varias lojas de sorvete italianos de verdade, poder fechar uma janta com um sorvete como sobremesa é sempre uma das melhores escolhas 🙂

Pratos executivos

Outra coisa interessante que esta funcionando bem é o “pranzo veloce”, ou seja um menu de almoço executivo, onde é possível escolher um prato principal, uma bebida e uma sobremesa por o valor de R$ 38. Todas as semanas os pratos executivos variam. É possível consultar o cardápio da semana no site do Eataly: www.eataly.com.br/pranzoveloce/

Endereço e contatos

O Eataly fica na: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489 – Vila Olímpia – SP
Site: www.eataly.com.br

 

Comments: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *